sábado, 22 de janeiro de 2011

É pecado a mulher cristã usar calça?

O apóstolo João diz que "o pecado é a transgressão da lei" (I Jo.3.4). Logo, apenas aquilo que é proibido pela Lei de Deus, revelada nas Escrituras, é pecado.

Como a Bíblia não proíbe o uso de calça por parte da mulher (afinal, nem mesmo existia calça naquela época), nós não podemos dizer que isso é pecado. As roupas variam de acordo com a época e a cultura dos povos, e não devemos estabelecer regras desnecessárias com respeito a esse assunto.

Apesar disso, a Bíblia tem algo a dizer sobre nossas vestes:

"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (I Tm.2.9-10).

"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (I Pe.3.3-4).

O ensino central dessas passagens é que nossas roupas, tanto as dos homens como as das mulheres, devem ser decentes, reguladas pelo bom senso e pelos princípios gerais da Palavra de Deus. Ou seja, não devem ser roupas que possam levar outros ao pecado, como a inveja e a lascívia. Além disso, não devemos nos preocupar demasiadamente com a forma com que nos vestimos, usando roupas e jóias caras, com o fim de sermos vistos. Pelo contrário, nossa preocupação principal deve ser com nosso interior, que é o que realmente importa para Deus.

Regras não bíblicas para regular a forma como nos vestimos são totalmente ineficazes. O pecado começa sempre no coração (Mt.15.19) e regras exteriores não podem resolver esse problema. Muitas mulheres que não usam calça, sob a alegação de que isso é muito sensual, usam saias ou vestidos bastante curtos ou com cortes enormes que ficam muito mais escandalosos, provando a ineficácia de tais mandamentos humanos.

Encerro com as seguintes palavras do apóstolo Paulo:

"Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade" (Cl.2.20-23)
 

SALMOS | Para a vida diária

Situação                                   Referência
1. Medo                                        Sl 27
2. Dúvida                                      Sl 73
3. Enfermidade                              Sl 16
4. Dificuldade                                Sl 46
5. Pecado                                      Sl 51
6. Ação de graças pelo perdão      Sl 32
7. Solidão                                     Sl 12

FRUTO DO ESPÍRITO | Alegria

 Várias palavras hebraicas e gregas usadas na Bíblia para transmitir o conceito de alegria.
Na realidade, a palavras "alegria" é encontrada mais de 150 vezes nas Escrituras.
A alegria vem de Deus como resultado da fé e da obediência (Jo 15.10-11;Rm 15.13). A abundância de alegria está em proporção dieta com a intimidade e a perseverança da caminhada da crente com o Senhor. O pecado na vida de um cristão pode roubar-lhe a alegria (Sl 51.8,12). Verdadeira alegria é evidente quaisquer que sejam as circunstâncias. A mulher cristã cheia do Espírito continua a regozijar-se mesmo em meio a aflições (Tg 1.2-3). A alegria bíblica é claramente diferente dos prazeres mundanos e temporais que estão ligados ás circunstâncias.
 O propósito da alegria é proporcionar bênçãos ao cristão. A alegria o capacita a apreciar todas as bênçãos dadas por Deus - saúde,família,amigos,oportunidades e salvação. Á medida que o crente experimenta verdadeira alegria, ela pode , então, ser repartida com outros (Rm 12.15).
Alegria abundante é um fruto do Espírito Santo para aqueles que caminham em fé.

FRUTO DO ESPÍRITO | Paz, um relacionamento correto

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, a paz é descrita como resultado de termos uma relação correta com Deus e com os outros (veja Rm 5.1-2). A palavra grega eirene tem um sentido semelhante á palavra hebraica shalom.
 A paz espiritual descreveu um sentimento de bem-estar e satisfação que vem de Deus e depende unicamente de sua presença (Gl 5.22). Ela é experimentada por qualquer cristão que anda no Espírito e a despeito do tumulto que o cerca. A verdadeira "paz de Deus" protege os corações e as mentes dos crentes de preocupação ,medo e ansiedade. Ela transcede toda a lógica e entendimento (Fp 4.7). O Deus de paz que oferece salvação, também promete sua presença e poder nas vidas de seus filhos e filhas. Sua presença cria em nós confiança, apesar de circunstâncias,pessoas e coisas.
 Embora seja impossível de compreender totalmente, a verdadeira paz é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e faz parte da "armadura de Deus" (Ef 6.11,13). De acordo com o apóstolo Paulo,nossa compreensão e experiência do evangelho produzem a paz que nos permite caminhar corajosamente enfrentando a batalha espiritual (Ef 6.11,13) e sobreviver a todas as formas de dificuldades e perigos. Aquele que crê recebe paz de Deus esta presente,não há lugar para preocupação.

Citaçoes Bíblicas para Mulheres Copyright © 2009
Scrapbook Mania theme designed by Simply WP and Free Bingo
Converted by Ipietoon Template